domingo, 4 de maio de 2008

Jogo Social nº 1

O Jogo: Fila

Objetivo: Ser atendido em algum serviço cuja demanda exceda a oferta e/ou cuja capacidade instalada não permita o atendimento de todos simultaneamente, exigindo de cada interessado algum tempo de espera.

Personagens: Pessoas.

Parâmetro: Respeito à ordem de chegada e às pessoas cujo consenso permite atendimento preferencial.

Regra: Entrar ao fim da fila e aguardar o atendimento de todos que o antecederam, excluindo as pessoas com atendimento preferencial, respeitando a ordem de chegada.


Apresentação do Ambiente

Primeiramente, vamos à apresentação dos elementos que compõe o jogo.

Fig. 1: Pessoas


Fig. 2: Cenários


Fig. 3: Objetos (opcional)


Sentidos

Para a compreensão desta explicação. Setas em azul, sentido do movimento coletivo. Setas em verde, sentido do movimento do protagonista. Setas em vermelho, sentido do movimento proibido.

Fig. 4: Objetos (opcional)


Movimentos

Agora, vamos a uma descrição detalhada dos movimentos a serem efetuados no jogo.

O primeiro movimento é o de chegada. Ao dirigir-se à fila, você deve atentar-se para duas de suas propriedades. Em primeiro lugar, descubra em que sentido corre a fila - se é da direita para a esquerda, ou vice-e-versa. De posse dessa informação, procure então a pessoa há menos tempo na fila. Pelas regras do jogo, esta deve ser a última pessoa da fila, na extremidade oposta ao destino da mesma. Aproxime-se (sem encostar-se, todavia) dessa última pessoa e coloque-se a uma curta distância dela. Procure fazer com que seu corpo siga uma linha imaginária traçada ao longo da fila. Isso facilitará sua identificação num segundo momento como o último da fila.



Fig. 5: Movimento 1, chegada.


Uma vez posicionado ao longo da fila, mantenha-se sempre em seu lugar. Mova-se apenas quando a fila toda mover-se, que deverá obrigatoriamente quando o primeiro da fila for chamado para ser atendido. O segundo movimento é o da espera.


Fig. 6: Movimento 2, espera.

Quando todos que chegaram antes que você mais os que chegaram depois mas tem preferência no atendimento tiverem sido atendidos, chegará a sua vez. Este é o terceiro movimento, o movimento de ser atendido.

Fig. 7: Movimento 3, ser atendido.

Após ser atendido, faça o último movimento, a saída. Pronto! Você chegou ao fim do jogo e todos sairam satisfeitos.

Fig. 8: Movimento 4, saída.


Movimentos Proibidos

Para que não restem dúvidas, adiciono esta seção com os movimentos que não são permitidos no jogo "fila". É muito importante a observância destes movimentos, pois sua realização poderá acarretar em punições que por sua vez constrangirão ao infrator e aos punidores (em geral, os integrantes injustiçados da fila).


O primeiro movimento proibido é o, assim chamado, furar fila. Este consiste na não observância do movimento 1 (chegada) no que se refere ao posicionamento na sequência ao até então último da fila. Ao furar a fila o furão posiciona-se em algum lugar entre o último e o primeiro, chegando até a por-se em posição à frente deste, que pelas regras, tem o direito a ser atendido prontamente.

Fig. 9: Movimento Proibido 1, furar fila.


O segundo movimento proibido é o de, após adentrar corretamente ao fim da fila, adiantar-se ao demais integrantes da mesma, galgando assim uma melhor posição e consequente menor tempo de atendimento. É a ultrapassagem. Como tal movimento desrespeita o movimento nº 2, espera, e onera o tempo de espera das demais pessoas, é também proibido.

Fig. 10: Movimento Proibido 2, ultrapassagem.


Penalidades

A não observância dos movimentos obrigatórios e/ou a prática de um ou mais movimentos proibidos acarretará, como já dito, a execução de penalidades aos infratores. Estas variam em três níveis, de acordo com a reincidência da infração ou com a insistencia na defesa da ilegítima posição conquistada.

A primeira penalidade é a simples advertência verbal. Você será instruído a ocupar seu lugar de direito da fila e, dependendo da polidez e do humor dos demais integrantes da fila (ora penalizadores) ofenças à sua masculinidade (em caso masculino) ou a sua forma física (em caso feminino) poderão ocorrer, assim como o questionamento quanto a retidão moral de sua mãe.


Fig. 11: Penalidade 1, advertência verbal.


Em não surtindo efeito a primeira penalidade, será aplicada a penalidade em segundo nível. Esta consiste na convocação, pelos demais integrantes da fila, de alguma autoridade, principalmente provida de legítima força e poder, como seguranças e policiais. Este tentará fazê-lo colocar-se ao local devido na fila. Nessa penalidade, berros, intimações e apertões nos braços poderão ocorrer.



Fig. 12: Penalidade 2, submissão à autoridade.


Caso nem mesmo o apelo à autoridade seja suficiente para demovê-lo da tentativa de obtenção de ilícita vantagem à fila, você estará sujeito à penalidade máxima que é o recurso popular à porrada. Nesse momento, o melhor a fazer é correr, pois, você pode ser grande, mas ninguém é páreo para uma multidão enfurecida.

Fig. 13: Penalidade 3, porrada.





Espero, com este pequeno tutorial, ter contribuido para disseminação do respeito ao outro e principalmente à paciência daqueles que têm sua inteligência e senso de cidadania questionados por sujeitos que - tal como pensam - são espertos (ou importantes demais para se submeterem à às vezes torturante espera em uma fila.

3 comentários:

Lia Drumond disse...

duh...

Anônimo disse...

hehehe...

muito bom o tutorial, em formato de folder ficaria mais interessante ;)

o próximo pode ser 'como comportar-se no consultorio médico'?

[esperas de 2,3 horas numa consulta particular ^^]

Suspiros disse...

O.o?

Que coisa mais complexa...

hasuhausaaa...